No dia 04/05, sexta-feira, tivemos a ilustre visita dos graduandos do curso de Educação Física da FURG nas turmas de 7°ano e também na Educação Infantil. A visita se deu por conta de que alguns desses universitários são de origem indígena e puderam explicar um pouco mais sobre a sua cultura e tirar algumas dúvidas dos alunos. Nessa ocasião, tivemos representantes de duas tribos diferentes, a Kaingang e a Guarani, mostrando que mesmo que as duas sejam de origem indígena, cada qual possui a sua tradição, sua língua, além de possuir também práticas e conhecimentos únicos. É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser.

Alunos dos 6° anos participaram na sexta-feira, 04 de maio, da continuidade do projeto da Furg que visa enriquecer a merenda escolar com uma alga chamada de Spirulina. Na oportunidade, os alunos puderam degustar barras de cereais produzidas com a alga.

Spirulina é uma microalga reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e utilizada como complemento alimentar devido a sua qualidade nutricional. Esta microalga pode conter até 70 % de proteínas, além vitaminas e minerais, sendo uma alternativa para o enriquecimento nutricional de alimentos. Neste contexto, o Laboratório de Engenharia Bioquímica (LEB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir da parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) trabalha com o objetivo de adicionar a microalga Spirulina em pó em alimentos da merenda escolar.

O dia 07 de abril foi marcado pelo início do cumprimento do nosso Plano de Ação de 2018. Com a temática da Educação Popular, o grupo gestor e docente da escola assistiram à palestra “A Educação Popular e a Escola Pública”, ministrada pela Dra. Maria de Fátima Santos da Silva. A escolha dessa temática para iniciar o Plano de Ação, justifica-se pela necessidade de compreendermos que o ensino começa a partir do momento em que conhecemos nossos alunos e o contexto social em que estes estão inseridos.

A palestra incitou positivamente inúmeros debates entre os presentes, entre eles, uma autocrítica por parte dos professores, refletindo sobre como eles desempenham suas práticas pedagógicas ao lidar com educandos, muitas vezes, em vulnerabilidade social.

“O conhecimento na Biblioteca Central do SIB/FURG: aprendendo a fazer pesquisa teórica”. O projeto, que é coordenado pela servidora Magda Novo, tem como objetivo oportunizar aos jovens alunos dos anos finais do ensino fundamental a ampliação de saberes na área da pesquisa teórica em prol de qualificar seu desempenho em situações de ensino e aprendizagem promovidas no espaço escolar. Além disso, o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a professora de Ciências, Núbia Martinelli, contribuindo com os conteúdos que estão sendo trabalhados com os alunos.

No dia 25/04, nossa bibliotecária Priscyla Vasconcelos e as bolsistas de extensão universitária Mariana Briese, Eduarda Figueiredo e Alessandra Friedrich estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto para realizar atividades da Biblioteca Itinerante. O bibliotecário da escola visitada, Adriano, foi quem solicitou a participação da Kombi, sendo esta uma das atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e também ao aniversário da escola França Pinto.

As bolsistas e a bibliotecária realizaram contação de histórias e interagiram com as crianças, com muita diversão e encantamento. Foi o maior sucesso!

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