A atividade "Conversas com Indígenas" proposta pelo professor Guilherme Chagas buscou desmistificar algumas verdades construídas sobre os indígenas, dando protagonismo dentro da Escola Pública para aqueles que tiveram suas histórias, práticas e culturas negadas e negligenciadas, sofrendo ainda com a falta de conhecimento sobre suas vidas. Estes povos que produzem uma cultura linda, sensível e cheia de aprendizagens e significados merecem nosso respeito e nosso conhecimento sobre seus legados e experiências. Degustamos alguns alimentos típicos dos indígenas como Bolo de Fubá, Pipoca e Chás. Agradecemos a presença da Jane e da Denise, das tribos Guarani e Kaingang respectivamente, por partilharem conosco suas sabedorias e experiências. O texto a seguir foi escrito por Potyratê Tupinamba, da tribo Pankararu e descontrói algumas ideias propagadas pelas mídias sobre o que é ser indígena:

"Não permita que a mentira sobre nós indígenas se perpetue... nós não somos seres do passado ... estamos vivos. Tem índio em todas as partes do Brasil e não só na Amazônia. Índio não é só aquele com olhinhos puxadinhos e cabelo preto e liso... somos diferentes... cada povo foi se constituindo ao longo dos séculos... séculos e séculos de opressões e massacres... Ensine seu filho a respeitar a diferença!!

- O Brasil não foi descoberto. Foi invadido.

- Os indígenas brasileiros pertencem a 305 etnias diferentes ... falando 274 línguas.

 - Estamos presentes em todas as regiões do Brasil.

- Índio não vive só nas florestas. Tá ai na cidade. Talvez ai do seu lado.

- Cada povo é diferente do outro. cada um tem seus usos e costumes que se assemelham em alguns casos.

- Índio brasileiro não bate a mão na boca e faz hu hu hu... isso pertence à cultura de nossos irmãos indígenas norte americanos.

- Há indígenas pelo mundo todo.

- Usamos internet, celular, tablet e nem por isso deixamos de ser indígenas.

 - Na verdade nem somos índios... somos Tupinambá, Guarani, Pankararu, Tuxá, Mundurucu, Yanomami... o nome índio nos foi dado pelo invasor...

Texto: Potyratê Tupinamba"

 

Confira mais fotos acessando nossa página no Facebook: Acontece no Caic.

Se gostou curta e compartilhe!!