Na sexta-feira, dia 25 de agosto,  com as turmas 1°B da professora Sheila, 2°A da professora Juliana e 2°B da professora Nelda teve inicio um projeto muito especial no CAIC. A equipe da STE - Serviços Técnicos em Engenharia, que tem atuado na área de consultoria e desenvolvido as ações de gestão ambiental que integram a obra de duplicação da BR 392 (que liga nossa cidade à Pelotas) esteve no CAIC para uma tarde de muita animação, aprendizagens e música.

As crianças curtiram muito e interagiram com os músicos e a equipe que conversou sobre a flora e a fauna de nossa região. Estiveram nos visitando Cauê Lima Canabarro, Solano Ferreira e Gustavo Arruda. Quinzenalmente a equipe estará realizando atividades com as turmas no sentido de desenvolver práticas no campo da Educação Ambiental com nossas crianças, tendo a música como ferramenta potente para isso.

O projeto  "Canção dos bichos: Rock & Natureza", objetiva apresentar a biodiversidade de nossa região, buscando contribuir na consolidação de uma relação cada vez mais empática entre os seres humanos e a natureza. As canções que fazem parte do projeto não são voltadas apenas para crianças, mas buscam dialogar com o público de todas as idades.

No CAIC uma das propostas é que as crianças possam criar músicas e cantar com o grupo, a partir da realização de encontros criadores, onde todos irão aprender mais sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente em todas as suas dimensões. Segundo Cauê Canabarro, que coordena as ações desenvolvidas, a "expectativa é grande com relação ao projeto, que faz parte de um conjunto mais amplo de ações de gestão ambiental, mas apresenta um diferencial que é o papel protagonista que as crianças terão, não apenas na construção de novos conhecimentos, mas na difusão deles através da música".

A proposta é que as músicas possam ser gravadas com financiamento dos Programas de Extensão desenvolvidos no CAIC e utilizando nossa sala de música, que também é resultado de tais investimentos do Ministério da Educação, através de editais do PROEXT/MEC.

Confira como foi o primeiro encontro do grupo em: https://www.facebook.com/pg/acontecenocaic/photos/?tab=album&album_id=1622144821190726.

Canção dos bichos: Rock & Natureza” apresenta a biodiversidade da região 
Composições que aproximam as pessoas da fauna e flora nativa que existe no município de Pelotas ao som de rock, jazz, reggae e funk. O “Canção dos bichos: Rock & Natureza” é um projeto musical idealizado pela equipe de educação ambiental da Gestão Ambiental da duplicação da BR-116/392, DNIT. Um de seus diferenciais é que as canções foram criadas para alcançar todos os públicos e faixas etárias, proporcionando a interação entre crianças, jovens e adultos. O intuito é instigar a empatia e a afetividade das pessoas com a biodiversidade pelotense. 
As músicas começaram a ser escritas em 2014 com base no livro “Nossos Bichos”, distribuídos gratuitamente na rede pública de ensino, escrito pela poetiza Angélica Freitas e desenhos de Odyr Bernardi, com o apoio técnico dos dados obtidos pelos monitoramentos de fauna e flora, executados durante a duplicação destas rodovias, e aos poucos foram sendo ensaiadas e gravadas. Tem letra sobre as espécies de árvores nativas e protegidas por lei, sobre o Banhado 25, gambá-de-orelha-branca, mão-pelada, furão e sobre as passagens de fauna (estruturas construídas para evitar o atropelamento dos animais nas estradas – atualmente no Brasil em média 475 milhões de animais silvestres são mortos atropelados por ano). 
O lançamento do projeto aconteceu no fim de outubro de 2015 no II Seminário de Gestão Ambiental Pública, evento organizado pelo DNIT em parceria com o Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul). Apresentações já foram realizadas na 1ª Virada Cultural de Pelotas, no Saber Ambiental no Mercado Central, no seminário de Gestão Ambiental do DAER, 35º Piquenique Cultural e em escolas da rede pública de ensino, zona urbana e rural de Pelotas, Rio Grande e Pinheiro Machado.

Se gostou curta e compartilhe!!