Desde o inicio do segundo semestre de 2017, a equipe da Biblioteca Casa da Sabedoria do CAIC  está desenvolvendo o projeto "Biblioteca: um mergulho na imaginação", que está atendendo as turmas do Maternal e Níveis da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da proposta é contribuir no processo de familiarização das crianças com o ambiente da Biblioteca e as regras fundamentais para o uso comum do espaço. Além disso, através de vídeos previamente selecionados, os participantes das oficinas que integram  o Projeto, são convidados a mergulhar no mundo da imaginação, através dos livros que enchem as bibliotecas de vida e cor.

Foram planejados encontros com cada uma das turmas, respeitando as especificidades de cada grupo de crianças. No que se refere à Educação Infantil, inicialmente foi apresentado o vídeo "Os Backyardigans: a coletora mascarada".  Através dele foi abordada a questão da entrega dos livros dentro do prazo para que outras crianças possam ler, além da importância de cuidar dos mesmos com carinho e cuidado.

As demais oficinas terão como foco a construção de regras de uso comum da Biblioteca, por meio de problematização sobre o que se pode ou não fazer nesse espaço. O encontro final buscará explorar a imaginação das crianças e criatividade.

Com as turmas do 1° e 2° ano a proposta é bem parecida, contudo, serão realizados quatro encontros. As crianças serão desafiadas a construir um mini-livro, usando recortes  e materiais diversos, como lápis, canetinhas e giz de cera.

As turmas do 3°, 4° e 5° ano irão participar de três encontros. No primeiro, as crianças conheceram o curta metragem "Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore", que é uma adaptação do livro de William Joyce, intitulado " Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo". Como nosso acervo possui a obra, o Projeto tem criado conexões com a sala de aula.

Além disso, estão sendo realizadas atividades na sala de aula com o livro "A velinha que dava nome as coisas" de Cynthia Rylant, que fez parte da primeira oficina realizada com a Educação Infantil e as turmas de 1° e 2° ano. Segundo a bibliotecária Priscyla Vasconcelos, que coordena a ação, esse tem sido um dos aspectos mais ricos percebidos até agora nas oficinas "as crianças ficam muito curiosas para conhecer mais do tema e poder conhecer o livro que inspirou a produção do curta, assim, as professoras estão inserindo o mesmo em seus planejamentos, com contações de histórias e atividades que promovem a leitura". Além de Priscyla, fazem parte da equipe que desenvolve o Projeto a estagiaria do curso de Biblioteconomia Carolina Ávila e as acadêmicas e bolsistas de Extensão Universitária Mariana Briese  e Mariana Maciel dos Santos do curso de Biblioteconomia e Alessandra  Kravezek do curso de Psicologia.

O projeto terá sequencia nas próximas semanas e tem contribuído de forma significativa para que as crianças conheçam o espaço da biblioteca e "principalmente respeitem as regras de convivência, porque elas são construídas por todos durante as oficinas e fazem sentido quando as crianças entendem o que é a biblioteca e a importância da leitura e do cuidado com os livro" explicou Priscyla.

Quer ver as fotos das primeiras oficinas do Projeto? Acesse https://www.facebook.com/pg/acontecenocaic/photos/?tab=album&album_id=1620089668062908

Se gostou curta e compartilhe!!