Está sendo desenvolvido pela professora Jéssica Pereira, na turminha do Maternal I C da Educação Infantil, o projeto Os Índios no Brasil. Esta é uma forma de valorizar e resgatar a nossa história e das nossas raízes. Nesta ocasião, as crianças descobriram o som dos chocalhos, instrumento típico da cultura indígena. Foi um momento mágico, em que nossos pequenos tiveram a oportunidade de brincar com os sons e de entrar em contato com um objeto que pode não ser da realidade deles, mas que também é algo divertido e que deve ser valorizado. É preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

As psicopedagogas Manoela Fuentes e Sheila Pedroso, no meses de março e abril, estão mediando as formações continuadas dos nossos professores, sobre temas como: currículo adaptado e adaptações, deficiência intelectual e Síndrome de Down. Inclusive, o mês de abril é o considerado o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por isso, está sendo construído com os demais professores, rodas de conversas, no período de formação, em que é possível debater e discutir informações e dúvidas sobre o tema. Como temos um grande número de alunos autistas, este também um espaço em que é possível pensar juntos adequações para atender a diferentes necessidades e trocar experiências como uma forma de inspiração e obtenção de conhecimento, que possibilita um enriquecimento do fazer docente.

Na manhã do dia 11/04, os alunos dos 1º anos A e B foram prestigiar a Feira de Artesanatos Indígenas: Kaigang, Guarani, Pankará e Fulniô realizada no Centro de Convivências da FURG – Carreiros. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer um pouco sobre os costumes e a cultura indígena. E sob a mediação das professoras Paula e Jéssica, puderam refletir acerca da importância do respeito à diversidade cultural e às suas manifestações. O passeio terminou com um divertido piquenique nos arredores da Universidade.

Na tarde de ontem, 11/04, tivemos em nossa escola o tradicional Brechó Baratão do Caic. Foi um sucesso! E ao longo do período letivo teremos muitos outros, repletos de roupas, calçados e objetos em ótimas condições e preços acessíveis. Fique atento na nossa página que sempre avisaremos o dia em que outros acontecerão.

Confira mais fotos em: Acontece no Caic.

Se gostou curta e compartilhe!!

Está rolando nessa quinta-feira, dia 12/04, a reunião com os responsáveis pelos estudantes que farão parte do Projeto Acreditar é Investir. Este foi um momento em que a Coordenação de Educação em Direitos Humanos, responsável pelo projeto, esclareceu dúvidas, explicou os deveres e obrigações dos alunos selecionados, suas respectivas funções e setores que irão atuar. Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato com o Jaime Tasca, Cíntia Lemos, Liane Orcelli e Cláudia Miranda. Parabéns a todos os escolhidos, que este seja um ano repleto de aprendizados e conquistas!

Subcategorias