No dia 20 de julho, às 16h, reuniram-se os novos integrantes do Círculo de Pais e Mestres do CAIC para uma reunião que teve como pauta apresentar o grupo e dar início as atividades do grupo, que terá como um dos objetivos aproximar cada vez mais as famílias da escola, promovendo ações culturais e de integração entre os diferentes segmentos que fazem parte do Centro e atuar para construir práticas cada vez mais democráticas e participativas na gestão escolar.

 A nova composição do CPM, definida através de eleição que contou com uma única chapa inscrita é:

Marília Steffani Farias Melo – Presidente

Cláudia Isabel Pinto Monteiro – Vice-presidente

Aline Santos Albernaz – 1° Secretária

Aline dos Santos de Lima – 2° Secretária

José Lauri Rodalles – 3° Secretário

Thaís Bachinni – 1° Tesoureira

Olimpio Butierres – 2° Tesoureiro

Débora Medeiros do Amaral – Diretora da Escola

Parabéns aos eleitos e que seja um trabalho muito fecundo!

Durante o primeiro semestre letivo,  as crianças e estudantes do CAIC portadores de necessidades educativas especiais, que são atendidos na Sala de Recursos participaram de um projeto criado por nossa psicopedagoga Manuela Mandagará e pelo médico veterinário da Prefeitura Municipal do Rio Grande, Marcelo Pereira.

O  “Projeto Zooterapia: interação a promoção à prevenção em Saúde Mental”, é realizado no Camping Municipal do Cassino todas as sextas-feiras, no turno da manhã.   Do ponto de vista metodológico, o projeto se desenvolve a partir da interação das crianças e adolescentes com cavalos, que foram recolhidos pelo Poder Público Municipal em função de maus tratos.  Durante os encontros do projeto, estão sendo realizadas oficinas sobre a interação do homem com a natureza, morfologia eqüina e cuidados básicos com os animais. As crianças e adolescentes podem limpar os animais e alimentá-los. 

No próximo semestre o projeto irá continuar e a expectativa é que possa crescer cada vez mais e atender um número crescente de estudantes. Na última sexta-feira (dia 14 de julho), o bolsista da Coordenação de Comunicação e Cultura Jonathan Neves acompanhou a atividade e fez um lindo álbum de fotos: https://www.facebook.com/acontecenocaic/photos/?tab=album&album_id=1567061710032371.  Confira!

Se gostou curta e compartilhe!!

No dia 15 de julho de 2017, às 9h, no Teatro do CAIC, reuniram-se os profissionais das áreas da saúde( Unidade Básica de Saúde) e educação (Escola Municipal Cidade do Rio Grande),  membros da comunidade e estudantes para a realização do 1° Fórum de Avaliação do Congresso do CAIC.

No ano de 2016, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, estivemos reunidos no VI Congresso do CAIC: desafios da Educação Popular. Durante os dois dias de atividades foram elencados objetivos para o trabalho desenvolvido no Centro nos anos dois anos seguintes.

O Fórum do CONCAIC, que em sua primeira edição teve como foco a explanação dos objetivos construídos no Congresso, com a atualização de informações referentes aos avanços obtidos no processo e a definição dos rumos para concretização daquilo que ainda não foi efetivado foi organizado pela Gestão do Centro, em conjunto com  o Conselho do CAIC.

A sistematização da discussão está disponível aqui. O álbum de fotos do evento pode ser visto no facebook, em nossa página “Acontece no CAIC”: https://www.facebook.com/pg/acontecenocaic/photos/?tab=album&album_id=1567018783369997.

Se gostou curta e compartilhe!!

A professora Bruna Santos da turma 3B organizou junto com as crianças um “Concurso dos Planetas”. A curiosidade das crianças sobre o Sistema Solar e os planetas que fazem parte dele, motivou a proposta que além de muitas aprendizagens, culminou na elaboração de muitos planetas pelas crianças, que escolherem, através de um concurso, aquele que melhor representava a proposta. Confira nas imagens em nossa página Acontece no CAIC mais sobre a atividade: https://www.facebook.com/pg/acontecenocaic/photos/?tab=album&album_id=1563268133745062.

Se gostou curta e compartilhe!!

A Coordenação de Educação e Direitos Humanos do CAIC organizou uma sessão de cinema com as famílias das turmas 3C e 5C, da professora Meri Bastos e Guilherme Chagas, respectivamente.

O filme escolhido para a atividade foi Mãos Talentosas (2009), que conta a história (baseada  em fatos reais) de um menino muito pobre que sentia-se desmotivado com relação a sua vida escolar e  ao futuro, mas com a ajuda de sua mãe, que nunca desistiu de acreditar em seu potencial, consegue superar os desafios e se torna um neurocirurgião com fama mundial.

Bem Carson, que é o médico em questão, realizou a primeira cirurgia de separação de gêmeos siameses, unidos pela cabeça e é interpretado em “Mãos Talentosas” por Cuba Gooding Jr.

Após a exibição do filme, houve uma roda de conversa sobre o mesmo. As imagens da atividade, podem ser vistas em nosso álbum de fotos no facebook: https://www.facebook.com/pg/acontecenocaic/photos/?tab=album&album_id=1563242897080919.

Se gostou curta e compartilhe!!

Subcategorias